7 razões por que você deveria investir em chatbots em 2022

7 razões por que você deveria investir em chatbots em 2022

Mais e mais empresas estão usando chatbots para oferecer um serviço adicional a seus clientes. Mas como chatbots beneficiam sua companhia? Você deveria investir na criação de um também?

Aqui estão 7 boas razões que mostram que o investimento dá resultados.

 

1. Você leva os hábitos de comunicação dos clientes em consideração

O uso de serviços de mensagem está aumentando. Na Alemanha, 80% das pessoas entre 19 e 64 anos usam serviços de mensagem como WhatsApp, Facebook Messenger ou similares diariamente. E o uso não é mais limitado ao envio de mensagens de texto, mas também GIFs, vídeos e emojis.

Se os usuários têm uma conversa com um robô, eles estão usando um canal de comunicação com o qual estão familiarizados. Eles já estão acostumados com a tecnologia.

 

2.Chatbots ajudam você a garantir uma melhor experiência do usuário

Chatbots estão usando processamento de linguagem natural. Isso mostra por que os usuários podem fazer perguntas de forma natural e se comunicar com o chatbot como se eles estivessem conversando com um colega de trabalho ou um amigo.

Procurar por informações em um site ou em um aplicativo é menos intuitivo. Na maioria dos casos, muitos passos são necessários até você clicar na informação desejada. Um chatbot torna estes passos desnecessários.

 

3. Você encurta a pesquisa do cliente por informação

Provavelmente todas as pessoas já esperaram horas na linha telefônica ao som de uma música para serem atendidas. Quem não trocaria essa experiência por uma conversa com um charmoso chatbot?

Chatbots podem buscar rapidamente uma grande quantidade de dados e disponibilizar as informações que seus clientes precisam. Isso permite que você entregue os resultados que são realmente relevantes para o usuário – e em menor tempo.

 

4. Você fornece informação relevante para seus clientes

A grande quantidade de informação disponível em um site ou em um aplicativo nem sempre é relevante para os usuários, e pode rapidamente resultar em frustração. Por exemplo, se você está procurando por um novo contrato de telefone celular, as opções disponíveis frequentemente são confusas.

Contudo, se você sabe que está procurando por um contrato com um mínimo de 5GB de dados e uma taxa fixa de telefone, um chatbot pode filtrar os contratos disponíveis e oferecer os que são relevantes para seu caso.

 

5. Você cria uma experiência pessoal para o cliente

Chatbots podem te ajudar a gerar uma experiência particular para o usuário. Dependendo das questões que eles fazem, as respostas do robô serão diferentes. Especialmente robôs que não são baseados em regras, mas sim em inteligência artificial, e aprendem a partir da interação com cada usuário.

Isso permite que seu negócio propicie uma experiência individual para cada usuário e crie uma imagem positiva da marca, centralizada no cliente.

 

6. Você gera mais atenção para seu negócio

O uso de aplicativos está caindo ao redor do mundo. Embora os apps na Europa e especialmente na Alemanha sejam relativamente difundidos, esse comportamento pode mudar rapidamente conforme outras tendências tecnológicas aparecem.

Especialmente se você quer estabelecer sua companhia como uma expert inovadora, o desenvolvimento de um novo app provavelmente não é mais a melhor escolha. Um chatbot é claramente mais promissor, enquanto essa tecnologia ainda é nova e empolgante para muitos usuários.

 

7. Seu serviço ao cliente opera dia e noite

Outra vantagem é a constante disponibilidade dos robôs. Grandes companhias como a Amazon têm criado altas expectativas com o cliente.

Com um chatbot, você pode oferecer a seus clientes um serviço ao cliente que está disponível 24 horas por dia, mesmo quando não há funcionários no escritório. Seu chatbot cuida da comunicação – não importa a que hora do dia e até mesmo aos finais de semana.

Traduzido de Chatbots Magazine.

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