O desenvolvimento de tecnologias que acelerem o crescimento das empresas é uma busca constante em qualquer mercado e, o RPA, é um dos maiores destaques do momento - mas que veio para ficar. Mas você sabe o que é RPA e como isso pode, de fato, transformar o modo como as organizações trabalham?
Listamos 5 perguntas e respostas que vão ajudar você a entender a tecnologia. Confira!
1. O que é RPA?
A popular sigla RPA vem de Robotic Process Automation (ou Automação Robótica de Processos). Na prática, trata-se de uma solução composta por robôs ou softwares programados para executar tarefas automaticamente, no lugar de uma pessoa. Essas tarefas costumam ser repetitivas, com padrões estabelecidos de cliques e processos em uma plataforma, por exemplo.
Isso não significa que há um robô humanoide presente na empresa que adota um RPA. Afinal, trata-se de um programa no computador.
2. Quais tarefas podem ser automatizadas com RPA?
Muitos processos podem ser realizados por um RPA, ao invés do ser humano. E a tendência é que a aplicação da
inteligência artificial nesse contexto só cresça, atendendo a demanda do mercado por aumento da produtividade e redução de custos nos mais diversos setores, dentre eles, saúde, educação, logística, financeiro, marketing, turístico e de tecnologia.
Algumas das principais atividades que podem ser realizadas com RPA são:
- Mover arquivos e pastas em um sistema
- Realizar cálculos
- Extrair e formatar dados em documentos
- Ler e escrever para banco de dados
- Enviar, receber e abrir e-mails e seus anexos
- Buscar dados em plataformas como as mídias sociais
- Conferir informações para o pagamento de contas
A verdade é que são muitas as tarefas em que é possível implementar a automatização do RPA. E com a vantagem do trabalho 24 horas, 7 dias por semana, com a mesma qualidade em todo o processo.
3. Quais vantagens o RPA pode trazer para a empresa?
Falando em vantagens, não faltam
benefícios quando se opta pela implantação do RPA nos processos corporativos. Isso porque a tecnologia, como tantas soluções, foi desenvolvida para sanar problemas com os quais as companhias precisavam conviver até então.
Assim, é possível destacar entre as vantagens:
- Automatização de fluxos de trabalho
- Mais agilidade e eficiência nos processos
- Integração com soluções já existentes na empresa, para uma solução completa (como CRM, ECM, BPM e ERP)
- Redução de custos
- Aumento da produtividade
- Redução de riscos e erros por falha humana
- Aproveitamento de talentos humanos em atividades estratégicas da empresa
4. Existem pesquisas sobre o RPA?
Se a tecnologia não para de ser aprimorada, as pesquisas sobre RPA mostram que a inovação veio para ficar. De acordo com dados do
Horses for Sources, só em 2016, o mercado de softwares e serviços RPA movimentou mais de US$ 271 milhões. A estimativa é que, em 2021, chegue a US$ 1,2 bilhões.
Já um relatório da McKinsey & CO afirma que, até 2030, 800 milhões de trabalhadores podem ser substituídos por robôs em todo o mundo.
5. Qual a relação entre BPM e RPA?
Se a integração entre o RPA e outras ferramentas é uma das vantagens da tecnologia, a solução de Gerenciamento de Processos de Negócio (tradução para Business Process Management, ou BPM) é uma das mais populares nesse contexto. Isso porque, por meio do
BPM é possível gerenciar o workflow em uma empresa de forma inteligente - e o RPA permite que todo o processo seja conduzido de forma automática.
Com as duas ferramentas é possível multiplicar ainda mais a eficiência e a redução de custos em um negócio, agilizando o fluxo de trabalho ao máximo.
Quer saber mais sobre RPA e outras tecnologias com o poder de otimizar os processos em sua empresa? Acompanhe nossa página no
Facebook e no
LinkedIn!