Você já ouviu falar em RPA? Muitas tecnologias são implementadas nas empresas para facilitar seu dia a dia e, no caso dessa inovação, não é diferente. Se sua organização ainda não viu nessa ferramenta um diferencial competitivo, apontamos neste artigo alguns dados que mostram que companhias de todos os segmentos só têm a ganhar ao aderir ao avanço, mesmo após o impacto da COVID-19 no mercado.
Tecnologia, a maior aliada das empresas
Seja devido a equipes enxutas, um mercado altamente competitivo, ou metas cada vez mais ambiciosas, é fato que a tecnologia, assim como profissionais qualificados, é a maior aliada de uma organização. Isso porque, ao investir em inovações, sejam softwares ou hardwares, as empresas conseguem realizar tarefas de forma mais rápida, com mais eficiência e excelência em cada processo.
Mas nem só de chatbots, sistemas de ECM (Gestão de Conteúdo Empresarial) e BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) vivem as empresas. A tecnologia de
Automação Robótica de Processos, popularmente conhecida como RPA, por exemplo, já figura entre as tecnologias mais procuradas para acelerar os resultados de uma companhia.
Seu uso é tão estratégico que, segundo a consultoria Gartner, a receita global do mercado de RPA pode chegar a US$ 1,89 bilhão em 2021 - um aumento de quase 20% em relação a 2020; e o crescimento previsto para deve continuar ultrapassando os dois dígitos, até 2024.
Uma demanda cada vez maior por RPA
Quanto mais as empresas se informam sobre os benefícios do RPA, mais desejam ter um sistema de automação de processos para auxiliá-las no cotidiano. Por esse motivo, a pesquisa indica que o alvo das vendas de sistemas RPA não são, necessariamente, apenas executivos da área de Tecnologia da Informação.
É preciso que diretores comerciais, operacionais e financeiros vejam, na prática, as vantagens do software, versátil a ponto de ser aplicado nos mais diversos setores. Tarefas repetitivas de checagem e pagamento de contas, realização de cálculos, envio de e-mails, entre outras, por exemplo, podem facilmente ser executadas por um robô. E o melhor: com os
processos automatizados há menor risco de falhas, do que quando realizadas por uma equipe humana - algo útil, especialmente em uma empresa com um quadro reduzido.
Quer saber mais sobre a automação de processos por RPA e outras tecnologias que ajudam a tornar sua empresa mais eficiente? Acompanhe nossa página no
Facebook e no
LinkedIn!