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Quais são as perspectivas para o futuro do chatbot como ferramenta estratégica?

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A evolução das ferramentas tecnológicas é rápida e constante. E o chatbot, canal de comunicação que já se tornou tendência em meio às empresas que buscam estar um passo à frente da concorrência é uma dessas soluções. Mas será que ainda é possível inovar e obter bons resultados de algo que já é tão avançado?


Veja a seguir quais são as expectativas para o chatbot nos próximos anos!


Inteligência cognitiva para um chatbot cada vez mais personalizado


O aperfeiçoamento de ferramentas de inteligência cognitiva em chatbots (também conhecida como inteligência artificial) tem resultado em soluções mais completas. Tudo isso para atender necessidades específicas de todos os públicos relevantes para cada empresa.

Para começar, a estimativa da consultoria Gartner é que, até 2020, mais de 50% das médias e grandes empresas tenha um chatbot (ou assistente virtual) em seu site. E a conquista das companhias pelo chatbot não é infundada, afinal, o custo-benefício da ferramenta é excelente - de fato, outro dado da Gartner é que, até 2019, 20% das empresas abandonarão seus aplicativos móveis, por conta do alto custo (o que, na prática, pode ser facilmente substituído por um chatbot). Mas a tendência é que contar com a ferramenta não seja suficiente para ter sucesso no relacionamento com o cliente, ainda que ela ofereça atendimento 24h, de forma prática e rápida.

Os chatbots precisam ser personalizados, oferecendo ao público uma conversa que transmita a personalidade da empresa e que solucione suas dúvidas. Ou seja, uma interação que resulte em experiência positiva com a marca.

Com isso, técnicas de machine learning (aprendizado da máquina) ganham mais espaço. E os desenvolvedores tendem a não apenas programar os chatbots, mas também conseguir construir um robô que fale ou escreva o mais próximo da realidade humana, para que o contato com o cliente seja algo natural.

Em outras palavras, se o chat robô personalizado já é uma ferramenta poderosa, a expectativa é que isso só cresça, já que com a personalização aumentam também a agilidade no atendimento e a satisfação do cliente.


Confiança, empatia e experiência positiva com chatbots


Outra perspectiva para os chatbots, vistos hoje como assistentes virtuais completos, é de que a solução deve se apresentar como confiável e amigável para resultar numa experiência positiva dos clientes com a marca. E além da adequação da linguagem, hoje, é possível fornecer ao chatbot uma aparência agradável - como filhotes de animais e bonequinhos com expressões que variam conforme o tom e assunto da conversa.

Quanto mais o personagem demonstra empatia na interação entre chatbot e consumidor, melhor para a empresa. Afinal, o cliente quer ser conquistado e compreendido - e a tecnologia é um grande passo para avançar nesse aspecto.

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