Chatbots são soluções completas criadas para revolucionar a comunicação entre as pessoas. Uma das ferramentas que possibilitou que isso se tornasse realidade, em crescente expansão e aprimoramento tal como é hoje, é o sistema IBM Watson, criada pela gigante tecnológica IBM, que possui sede no Brasil.
Quer saber como o Watson impulsiona esse canal de comunicação a ir muito além todos os dias? Descubra no artigo de hoje o que é possível fazer em um chatbot que utiliza essa tecnologia inovadora.
O que é o IBM Watson?
IBM Watson é um serviço de computação cognitiva criado pela IBM. O sistema foi apresentado ao público pela primeira vez em 2011, como um robô participante no programa de televisão Jeopardy, dos Estados Unidos. No final da competição, Watson ganhou dos adversários humanos.
A plataforma abrange diversas Interfaces de Programação para Aplicativos (APIs) que permitem que as empresas criem seus próprios sistemas ou aplicações cognitivas. Dentre elas, o
chatbot, canal adicional de comunicação por meio do qual as pessoas conversam com um robô.
Com as aplicações cognitivas criadas a partir da inteligência do Watson, é possível compreender textos e imagens (e respondê-los, como ocorre nos chatbots), identificar a emoção do cliente do outro lado da tela, ouvir sons, entre outras funcionalidades.
Quais possibilidades o IBM Watson traz ao chatbot?
Ao criar um robô para o chatbot, utilizando a plataforma IBM Watson, as empresas passam a contar com o que há de mais avançado em computação cognitiva. Assim, os chatbots permanecem em constante evolução - basta incluir informações adicionais no sistema e ele aprende com isso.
Na prática, o chatbot com tecnologia Watson é capaz de entender o que a pessoa quer dizer pelo contexto. Em outras palavras, mesmo se na mensagem existirem erros de ortografia e gramática, abreviações e palavras invertidas, por exemplo, o robô compreenderá a solicitação.
Com isso, quando baseado em IBM Watson, o
chatbot traz muitos benefícios para as empresas, dentre eles, maior agilidade no atendimento ao cliente, melhor percepção da marca no mercado, economia com pessoal, aumento da produtividade e também das vendas.
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