A implantação de um chatbot de qualidade é um grande avanço para qualquer empresa. Contudo, não basta contar com a tecnologia para usufruir automaticamente dos benefícios que ela traz. É preciso treinar o robô para que ele se adeque às necessidades mais específicas da companhia, atuando como uma ferramenta estratégica avançada que impacta positivamente nos resultados todos os dias.
Quer saber por que o treinamento dos chatbots é fundamental e o que ele deve abranger para que sua empresa aproveite o melhor dessa solução? Continue lendo este artigo!
Treinar o chatbot é prepará-lo para entender e compreender as pessoas
Chatbots são canais de comunicação por meio dos quais as pessoas entram em contato com uma empresa. Por esse motivo, toda a plataforma deve ser desenvolvida e aprimorada constantemente com foco no público, a fim de levar a melhor experiência a ele durante essa interação entre humanos e máquinas. Ou seja, o robô deve receber inputs referentes à sua finalidade que o tornem uma ferramenta completa.
Um
chatbot para atendimento ao cliente, por exemplo, deve ser alimentado com dados que possibilitem que a máquina reconheça as solicitações com maior probabilidade de aparecerem em seu dia a dia. Dentre elas, das pessoas que entram em contato, dos produtos de um e-commerce, motivo do contato do cliente, etc.
Nutrido com os dados necessários para entender e compreender os clientes, é certo que a qualidade da conexão entre chatbot e humanos é muito maior.
Instruir o chatbot para o atendimento com as melhores tecnologias - e os melhores dados - em mente
O treinamento de um chatbot varia conforme a programação na qual ele é baseado - se é um
chatbot tradicional ou com inteligência cognitiva - mas, mais do que isso, depende das soluções que ele contém.
Além da ferramenta de inteligência artificial, há duas ferramentas indispensáveis que são trabalhadas de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada empresa:
NLP (Processamento de Linguagem Natural) e NLU (Compreensão de Linguagem Natural). Com elas, o chatbot é capaz de entender até mesmo variações na linguagem das pessoas durante as solicitações, como abreviações, linguagem coloquial e pronúncias incorretas. Em outras palavras, as ferramentas de NLP e NLU permitem uma conversa natural entre o robô e a pessoa, sem entraves por conta da linguagem comumente utilizada no dia a dia.
Chatbot treinado é estratégia de negócio que traz resultados
O resultado de um treinamento eficaz para o chatbot é a qualificação da ferramenta para executar sua função com o máximo de eficiência. Dessa forma, já que tudo começa com uma boa programação do sistema, as empresas contam com uma
solução estratégica potente para levar ao cliente um atendimento rápido e econômico.
Mas a melhor parte é que não são apenas os dados inseridos inicialmente no chatbot que servem de insumo para que a ferramenta atue de forma inteligente. Afinal, o robô aprende um pouco mais a cada interação com as pessoas, complementando seu próprio aprendizado de forma natural e contínua.
Ficou interessado em ter um chatbot preparado para atender todas as necessidades da sua empresa?
Fale com a NeoCognitiva!