ecmneo-tecnologiaecmecm
  • HOME
  • A EMPRESA
  • SOLUÇÕES
    • CHATBOT
    • CHATBOT PARA HOTÉIS
    • APLICATIVOS
    • RPA
    • GARAGEM DIGITAL
    • IOT
    • ECM
    • BPM
  • DIFERENCIAIS
  • BLOG
  • CONTATO

Por que o treinamento do chatbot é tão importante quanto a implantação da solução

  • Home
  • Chatbot
  • Por que o treinamento do chatbot é tão importante quanto a implantação da solução
0
Por-que-o-treinamento-do-chatbot-e-tao-importante-quanto-a-implantacao-da-solucao-blog
A implantação de um chatbot de qualidade é um grande avanço para qualquer empresa. Contudo, não basta contar com a tecnologia para usufruir automaticamente dos benefícios que ela traz. É preciso treinar o robô para que ele se adeque às necessidades mais específicas da companhia, atuando como uma ferramenta estratégica avançada que impacta positivamente nos resultados todos os dias.
Quer saber por que o treinamento dos chatbots é fundamental e o que ele deve abranger para que sua empresa aproveite o melhor dessa solução? Continue lendo este artigo!


Treinar o chatbot é prepará-lo para entender e compreender as pessoas

Chatbots são canais de comunicação por meio dos quais as pessoas entram em contato com uma empresa. Por esse motivo, toda a plataforma deve ser desenvolvida e aprimorada constantemente com foco no público, a fim de levar a melhor experiência a ele durante essa interação entre humanos e máquinas. Ou seja, o robô deve receber inputs referentes à sua finalidade que o tornem uma ferramenta completa.

Um chatbot para atendimento ao cliente, por exemplo, deve ser alimentado com dados que possibilitem que a máquina reconheça as solicitações com maior probabilidade de aparecerem em seu dia a dia. Dentre elas, das pessoas que entram em contato, dos produtos de um e-commerce, motivo do contato do cliente, etc.

Nutrido com os dados necessários para entender e compreender os clientes, é certo que a qualidade da conexão entre chatbot e humanos é muito maior.


Instruir o chatbot para o atendimento com as melhores tecnologias - e os melhores dados - em mente


O treinamento de um chatbot varia conforme a programação na qual ele é baseado - se é um chatbot tradicional ou com inteligência cognitiva - mas, mais do que isso, depende das soluções que ele contém.

Além da ferramenta de inteligência artificial, há duas ferramentas indispensáveis que são trabalhadas de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada empresa: NLP (Processamento de Linguagem Natural) e NLU (Compreensão de Linguagem Natural). Com elas, o chatbot é capaz de entender até mesmo variações na linguagem das pessoas durante as solicitações, como abreviações, linguagem coloquial e pronúncias incorretas. Em outras palavras, as ferramentas de NLP e NLU permitem uma conversa natural entre o robô e a pessoa, sem entraves por conta da linguagem comumente utilizada no dia a dia.


Chatbot treinado é estratégia de negócio que traz resultados


O resultado de um treinamento eficaz para o chatbot é a qualificação da ferramenta para executar sua função com o máximo de eficiência. Dessa forma, já que tudo começa com uma boa programação do sistema, as empresas contam com uma solução estratégica potente para levar ao cliente um atendimento rápido e econômico.

Mas a melhor parte é que não são apenas os dados inseridos inicialmente no chatbot que servem de insumo para que a ferramenta atue de forma inteligente. Afinal, o robô aprende um pouco mais a cada interação com as pessoas, complementando seu próprio aprendizado de forma natural e contínua.

Ficou interessado em ter um chatbot preparado para atender todas as necessidades da sua empresa? Fale com a NeoCognitiva!
e-book-chatbot-da-neo

Artigos Relacionados

30/11/2020

3 razões para ter um Chatbot humanizado e garantir uma boa experiência com sua empresa


Leia mais
27/11/2020

As vendas aumentaram na loja virtual? Veja como um Chatbot pode ajudar seu negócio


Leia mais
09/11/2020

Da crise a oportunidade: saiba como escolher o chatbot ideal e destaque-se no cenário pós-pandemia


Leia mais
e-books-neo

Últimas do Blog

  • Saiba como fazer a gestão eletrônica de contratos da sua empresa de forma prática e segura
  • Organização de documentos em RH (Recrutamento e seleção / Prontuário/ Ficha de funcionários)
  • OCR: o que é e como a tecnologia pode transformar sua gestão de documentos
  • ECM x Google Drive: qual é melhor para gestão de conteúdo da minha empresa?
  • Use o seu celular para digitalizar documentos de forma prática

Navega também por:

  • BPM
  • Chatbot
  • Content Services
  • ECM
  • GED
  • IOT
  • RPA
  • HOME A EMPRESA   SOLUÇÕES   DIFERENCIAIS   BLOG   CONTATO
Fone: (19) 3090-0110 - Uma empresa do Grupo KM do Brasil - 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Lince Marketing Digital