Imagine delegar para outra empresa, que seja especialista no assunto, algumas daquelas atividades que não são o negócio fim de sua empresa. Além da possibilidade de isso ser desempenhado de uma maneira melhor do que já é feito, uma vez que está sendo feito por especialistas, essa opção liberaria tempo e recursos para que você foque no seu negócio e atue de maneira mais estratégica e menos operacional.
A relação entre as empresas que terceirizam e as que assumem atividades de outras são amplamente conhecidas por diversos nomes, um deles é o Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócios), ou simplesmente BPO.
Mas você sabe por que as empresas optam pelo BPO e quais são os benefícios que ele pode proporcionar para sua empresa? Explicamos de maneira sucinta três aspectos mais importantes:
A Terceirização de Processos de Negócio faz com que empresas especialistas em determinada tarefa se responsabilizem sobre algo que não faz parte do Core Business das companhias que contratam esses serviços terceirizados. É muito comum encontrar casos em que essa especialização pode estar relacionada a serviços de recursos humanos, contact center, contabilidade, gestão de T.I., automatização de processos, gestão de documentos, outsourcing de impressão, entre outras.
No cenário de BPO para gestão de documentos, por exemplo, o serviço é viabilizado por meio de uma solução de Content Services. Ela engloba ferramentas e métodos para gerenciar todo o fluxo de documentos da organização. Já um serviço com foco na gestão de processos utiliza ferramentas e soluções que empregam a metodologia BPM para controlar e modelar workflows completos e, com isso, promover a formalização e padronização de processos na empresa, que proporciona benefícios como o estabelecimento de índices de desempenho que medem, por exemplo, a produtividade da equipe, mostram tendências, controlam prazos, escalam assuntos antes que estourem, identificam gargalos e o mais importante: coloca os seus processos em um ciclo de melhoria contínua, onde sua empresa amadurece e se torna mais eficiente.
O principal benefício da adesão ao BPO é que, com ele, as empresas deixam de se preocupar com itens secundários e passam a focar na atividade principal do negócio. E, a partir do momento que deixam as tarefas secundárias sob responsabilidade de especialistas, surgem diversas outras vantagens que fazem toda a diferença para a estratégia da companhia. Dentre elas:
- redução de custos: os custos operacionais são reduzidos à medida que os processos se tornam mais eficientes, com resultados demonstrados em relatórios e indicadores, executados com menor custo, pois o fornecedor possui outros meios e escala para otimizar os trabalhos, como a automação, através de tecnologias como o RPA (robotic process automation) e inteligência artificial, que trabalham 24 horas por dia e 7 dias por semana. O controle interno e manual das atividades demandaria um orçamento muito maior;
- Atalho para a transformação digital: consequência do tópico anterior, a sua empresa passa a incorporar por consequência tudo aquilo que a empresa parceira incorpora de tecnologia de ponta. O maior entrave para a transformação digital nas empresas é a mudança de cultura, que nesse caso, ela acontece de forma mais rápida e de modo inexorável através da terceirização do serviço.
- aumento na produtividade: A equipe interna da empresa passa a ter mais tempo e mais recursos para se concentrar nas atividades mais estratégicas e que agregam maior valor para o negócio;
- Vantagem competitiva: com parcerias estratégicas de BPO, a operação de sua empresa se torna mais leve e flexível, surge espaço para a inovação e novas formas de se fazer negócio. Além de custos operacionais reduzidos, processos mais eficientes, refletidos em uma proposta de valor com produtos e serviços melhores e mais baratos, você sai na frente de sua concorrência na busca de maior participação de mercado.
- Segurança da informação: Buscando sensação de controle, muitos gestores ainda internalizam atividades de TI que poderiam já estar rodando em nuvem sob a justificativa em se garantir a segurança da informação. Apesar do assunto ser controverso e complexo, o BPO pode contribuir muito para a segurança da informação, assegurando disponibilidade, confidencialidade e integridade de seus dados em contrato, com SLA estabelecido e medido por indicadores e reports.
Cada empresa necessita de uma solução de BPO diferente. Para avaliar sua demanda, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especialista no assunto.
A NeoCognitiva é especialista em Automação Robótica de Processos (RPA) e Content Services (também conhecido como ECM), duas ferramentas que fazem cada vez mais sucesso entre aqueles que procuram soluções de BPO que tragam eficiência, economia e aumento na produtividade. Quer saber como, na prática, podemos te ajudar a implementar o BPO com tranquilidade? Entre em contato!