A inovação de um chatbot para WhatsApp transforma rápida e profundamente qualquer negócio. E, no setor turístico, mostra-se uma ferramenta cada vez mais útil para conquistar clientes.
Descubra neste artigo por que o uso do chatbot no aplicativo de mensagens instantâneas é a solução que seu hotel, pousada ou resort precisam para impulsionar as reservas e a satisfação do público, desde o primeiro contato!
Maior alcance de clientes em potencial
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é o mais popular da categoria a nível mundial. Ao todo, são mais de 1,5 bilhões de usuários ativos, sendo 120 milhões apenas no Brasil. O país, aliás, é um dos locais onde a plataforma mais se destaca, alcançando o 2o lugar no ranking por número de usuários, ficando atrás apenas da África do Sul.
Assim, dados como idade, localização e outras preferências do cliente ficam em segundo o plano, quando se trata de um chatbot para WhatsApp. Afinal, ao contar com a tecnologia, há grande chance de que seu público chegue até sua empresa de qualquer forma, uma vez que a diversidade de pessoas que usam o aplicativo é enorme.
Disponibilizar um chatbot para WhatsApp, tal como o
chatbot para Facebook, significa oferecer um canal de comunicação adicional para hóspedes em potencial, sem que abram mão da facilidade de utilizar uma plataforma que já têm no celular.
Praticidade na comunicação entre empresa e consumidores
Entrar em contato com o hotel, pousada ou resort pelo site ou por uma Online Travel Agency (OTA, site parceiro que reúne ofertas de diversas opções de hospedagens) e receber a resposta dias depois tende a ser desestimulante para os clientes. Com um chatbot para WhatsApp, por outro lado, esse tipo de entrave não existe.
Basta que as pessoas enviem suas dúvidas para o número, a qualquer hora do dia, e o robô responde instantaneamente, por meio de texto, imagens ou vídeo. A agilidade garante a satisfação do cliente e a produtividade do hotel, já que o sistema é programado para lidar com demandas como:
- Perguntas sobre acomodações e taxas
- Localização do hotel
- Política para pets e crianças
- Descontos
- Datas e dúvidas sobre reservas em geral
Ou seja, entrar em contato pelo aplicativo traz a praticidade que os clientes procuram, já que o envio de mensagens é mais rápido e eficaz do que telefonemas e e-mails diretamente com a equipe. O
chatbot para hotéis atua como um canal direto e imediato - uma demanda cada vez maior, em um mercado tão competitivo.
Máxima eficiência no atendimento do hotel com um chatbot para whatsapp
Um chatbot para WhatsApp atende muitas pessoas ao mesmo tempo, com a excelência que cada hóspede e futuro hóspede merece, em todas as etapas de sua experiência com o hotel. Além do atendimento 24h, útil inclusive nos períodos de maior movimento no turismo, como férias escolares e festas de final de ano, o chatbot pode ser programado para lidar com demandas que vão além do pré-atendimento ágil e eficiente.
Ao personalizar o
chatbot, o hotel pode prepará-lo para esclarecer dúvidas dos hóspedes enquanto estiverem no hotel. Dentre elas, horários das refeições e atrações do local, atender solicitações de serviço de quarto e até oferecer dicas turísticas.
É possível também complementar o
chatbot com o
atendimento ao cliente no pós-atendimento, uma vez que a captação dos leads (como o e-mail dos hóspedes) é uma excelente para envio de pesquisas de satisfação, descontos, novidades e ofertas exclusivas, por parte do hotel. Deste modo, fideliza-se o cliente e, ainda, utiliza-se o
chatbot como ferramenta estratégica, aprimorando cada vez mais o serviço prestado no empreendimento.
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