No País inteiro, as vendas pela internet não param de crescer. Só no primeiro semestre do ano passado, mais de 25 milhões de pessoas optaram pelo comércio online, segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. E a expectativa para 2018 é que o crescimento do chamado e-commerce continue na casa dos 2 dígitos, provavelmente acima de 10%. Sim, o cenário mostra-se bastante positivo para esse tipo de venda, e até por isso, é cada vez mais comum identificar empreendedores que procuram comercializar produtos pela internet.
Mas, esse aumento de vendas também vem acompanhado de outro sintoma: o consumidor vem ficando cada vez mais exigente e busca soluções cada vez melhores e mais ágeis. E é exatamente nesse contexto que entra uma solução tecnológica de imensa importância, os chatbots. Aqui mesmo no Blog temos falado bastante dessa inovação. Relembre como funciona.
Por que os chatbots são tão importantes? De uma forma geral, os chatbots facilitam a automação do atendimento de várias demandas e, ao mesmo tempo, ampliam os meios que a empresa pode utilizar para atender seus consumidores.
Os chatbots são uma ferramenta extraordinária para que o e-commerce consiga atender um grande número de solicitações simultaneamente, com vantagens evidentes, como:
Os chatbots são a grande oportunidade do momento, em termos de marketing. Pela primeira vez, as pessoas estão usando mais aplicativos de mensagens do que redes sociais. Essa informação é de extrema importância, pois, significa que atualmente, gasta-se mais tempo no WhatsApp ou Facebook Messenger do que no próprio Facebook, Instagram ou Twitter.
Na prática, o que isso significa? Que o seu negócio precisa estar onde o público está! E com certeza, mais do que em qualquer outro momento, ele está nos aplicativos de mensagem.
Por isso, se o seu e-commerce ainda não conta com um chatbot, a hora de rever seus conceitos é agora.
Não perca essa oportunidade de transformar o seu negócio!
O que meu chatbot poderá informar? Bem, aí depende muito das necessidades do seu e-commerce. No momento de construir o chatbot, é preciso analisar as demandas e entender quais tarefas devem ser automatizadas. Troca de senhas, exibição de status de entrega de um produto e solicitação de segunda via de contas são alguns exemplos simples, mas que já são largamente utilizados.
Utilizando chatbots como uma ferramenta de atendimento ao consumidor, seu e-commerce conseguirá diminuir os gastos com suporte pós-vendas e, ao mesmo tempo, implementará um número muito maior de canais de atendimento. Os seus profissionais que atuam nessa área não precisarão lidar com demandas simples (já que essas ficarão a cargo dos bots), enquanto o consumidor contará com canais mais ágeis para solucionar as suas demandas.
Tarefas repetitivas e monótonas poderão ser tranquilamente executadas pelos bots. Enquanto isso, seus atendentes focam nos casos mais complexos. Tudo isso, portanto, gera muito mais eficiência.
Ao final de cada mês, você vai notar que isso tudo representa uma imensa vantagem competitiva para o seu negócio, tanto em termos de qualidade, quanto em redução de custos.
O chatbot ideal para o seu e-commerce está mais próximo do que você imagina! Conheça a Cleo da Neocognitiva, e tenha a chance de contar com uma das mais avançadas opções do mercado.
Fale com a Neocognitiva agora e conheça!