Você já sabe mas é sempre bom reiterar: a mais nova revolução que se avizinha atende pelo nome de inteligência artificial. E, sim, essa realidade já vem impactando o nosso modus vivendi de maneira bastante significativa. Esqueça, pelo menos por enquanto, os ultrassofisticados robôs e as massas de androides hollywoodianos se rebelando ferozmente contra a indefesa humanidade. O “agora” é completamente diferente disso, mas não menos extasiante. Aqui no Brasil, aliás, os avanços dessa área já estão presentes em vários segmentos.
Capaz de automatizar os mais diversos processos de uma empresa ou indústria, a Inteligência Artificial está auxiliando empresários brasileiros a terem um retorno financeiro bastante expressivo. E mais, as companhias que já adotam essas soluções estão tomando a liderança em seus segmentos de atuação, graças, justamente, à otimização de processos que essa tecnologia revolucionária proporciona.
Criado em 1956 pelo cientista norte-americano John McCarthy, o termo Inteligência Artificial significa “fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada de inteligente, caso fosse este o comportamento de um ser humano”. Desde esse período, cientistas do mundo inteiro tentam aperfeiçoar o que chamamos de machine learning e linguagem natural.
O primeiro termo é realmente a tradução ao pé da letra: o aprendizado da máquina. Por meio de estudos de vários algoritmos, cientistas testam, experimentam e desenvolvem melhorias com base na experiência que a máquina adquiriu ao longo de suas interações.
Já a linguagem natural é a capacidade de a máquina ler, entender e reproduzir as línguas que os seres humanos falam. Quer um exemplo prático? Google ou a Siri (aplicativo da Apple). Em algum momento, você já os utilizou, certo?
Além de deixar as escolhas mais inteligentes, a Inteligência Artificial integra a análise preditiva aos aplicativos que usamos diariamente. Conectando diversos ambientes como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a Inteligência Artificial não ajuda somente quando solicitamos mas, sim, nos acompanha, prevê as necessidades e lembra de tarefas importantes.
Sim, você já utiliza a inteligência artificial sem perceber. Duvida?
Confira abaixo:
Já bastante presente em diversas aplicações do nosso dia a dia, a Inteligência Artificial vem sendo usada por algumas empresas para otimização de serviços.
Confira alguns exemplos clássicos:
Chatbots. Esses pequenos “robôs” estabelecem conversas com linguagem natural e interagem por meio de aplicativos. Largamente utilizado em Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), os chatbots executam o atendimento e reproduzem o comportamento de decisões de um ser humano: reconhecem nomes e números de documentos, por exemplo, e agem com base nas expressões do cliente – mesmo quando ele escreve errado.
Ligados ao banco de dados da empresa, onde todos os assuntos são armazenados, são capazes de fazer conexões com o que está sendo pedido. Assim, encaminham solicitações ao atendente correto ou, caso a tarefa seja simples, resolvem tudo sozinhos.
Gestão empresarial. A inteligência artificial ajuda empresas a conectarem todas as suas informações e comunicações. Isso facilita tomadas de decisão, que podem ser baseadas nos pontos críticos e na solução de problemas. Trata-se de um grande avanço (e excelente apoio) para a gestão empresarial.
Assistente pessoal. Ajuda colaboradores a resolverem questões simples na rotina de uma empresa, como consultar rapidamente as tarefas do dia, a programação de reuniões, o calendário de viagens e até saber quanto tempo vai demorar no deslocamento na ida e na volta do trabalho, ou na visita a um cliente.
E a sua empresa? Está pronta para melhorar resultados e assumir a liderança do seu segmento utilizando as ferramentas da Inteligência Artificial?
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