Muitas oportunidades surgem de uma grande crise e o crescimento do uso do chatbot em 2020 não foi diferente. Com tantas pessoas em casa, muitas empresas foram obrigadas a pensar em alternativas para otimizar o contato com clientes e colaboradores, para evitar prejuízos e manter as atividades em pleno funcionamento mesmo com a crise devido ao COVID-19.
Mas você sabe como destacar sua organização com a aquisição de um chatbot? Veja como escolher a tecnologia ideal e conheça diferenciais que impactam nos resultados, em meio à nova onda de robôs de atendimento em todos os segmentos.
Qualidade do chatbot em primeiro lugar
Primeiramente, é indispensável escolher um desenvolvedor de chatbot que apresente um software personalizado, que atenda as necessidades mais específicas da empresa, com o melhor custo-benefício. Por esse motivo, pesquisar uma empresa de chatbot que se destaque em questão de flexibilidade e com boas recomendações de clientes é essencial para que o investimento valha a pena.
Na NeoCognitiva, por exemplo, as empresas desenvolvem seu chatbot de acordo com o objetivo da comunicação a ser realizada com o bot. Há chatbots para sites institucionais, para redes sociais, para e-commerce e até mesmo chatbots específicos para hotéis, que transformam o cotidiano de reservas e acesso às informações do estabelecimento em um processo totalmente prático e automatizado.
Além disso, o desenvolvimento é baseado em todas as necessidades do cliente, fazendo com que as respostas do sistema sejam precisas, adequadas às demandas mais específicas do público.
Chatbot para agilizar o suporte ao cliente, a qualquer hora, em qualquer lugar
Uma vez que a personalização e a flexibilidade do chatbot são fundamentais para que o sistema atenda as expectativas e otimize a experiência dos clientes de uma empresa, é importante salientar as principais aplicações de um chatbot.
Um chatbot de alta qualidade, com objetivo de otimizar o suporte ao cliente de uma companhia, destaca-se por sua disponibilidade 24h, esclarecendo as principais dúvidas do público instantaneamente. Caso não seja possível solucionar situações complexas, a vantagem está no fato de que com o bot é possível ao menos filtrar a alta demanda por atendimento - que vem crescendo com o aumento das transações on-line - evitando a sobrecarga da equipe de atendentes humanos, muitas vezes em regime de home office devido ao coronavírus.
Assim, para que o chatbot seja uma ferramenta bem utilizada no suporte ao cliente,o software deve ser projetado por especialistas experientes, a fim de proporcionar um bom contato entre empresa e cliente, mesmo à distância.
Chatbot para auxiliar uma equipe enxuta nos negócios presenciais
Há empresas que já retomaram suas atividades presenciais, mas, mesmo neste caso, quando se conta com uma empresa de chatbots flexíveis, é possível incluir o bot como um grande ajudante dos negócios. O software pode fazer parte dos processos de atendimento presencial, melhorando a experiência do cliente no local, restringindo o contato de atendentes com o público ao nível essencial e agilizando o atendimento como um todo.
Deste modo é possível evitar filas e aglomerações em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos, por exemplo, já que reservas e pedidos podem ser realizados com o auxílio do assistente virtual.
Ficou interessado em saber como um chatbot pode ajudar sua empresa a se conectar com os clientes no novo cenário pós-pandemia? Solicite uma consultoria gratuita!