A lazer ou a negócios, viajar faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Mas quem nunca passou por entraves na hora de fazer a reserva e garantir a hospedagem ideal o quanto antes? Ou então, quantas vezes você quis tirar uma dúvida rápida de última hora, mas não lembrava do número do hotel, ou teve que esperar no telefone para receber atendimento? Para ajudar os viajantes a lidarem com esse desafio e, ao mesmo tempo, trazer inovação às empresas, surgiu a tecnologia do chatbot para hotéis.
A seguir, mostramos porque a ferramenta representa uma evolução para o segmento turístico!
Clientes de todos os nichos de mercado - inclusive turistas, estrangeiros ou não - exigem agilidade no atendimento. E os chatbots proporcionam isso.
Isso porque, seja no formato tradicional ou com inteligência cognitiva, a tecnologia fica disponível para tirar dúvidas dos clientes instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o melhor: o atendimento automático pode ocorrer nas mais diversas plataformas ou canais, com um chatbot para hotéis disponível em sites e redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), ou até para responder e-mails, por exemplo.
Com isso, as pessoas não precisam aguardar respostas em uma longa fila de espera e o hotel não precisa se preocupar em responder as mesmas dúvidas inclusive fora do horário comercial, com uma equipe menor - quando as reservas acontecem até com maior frequência.
Ou seja, chatbots trazem atendimento instantâneo e de alta qualidade que beneficia futuros hóspedes e também o setor hoteleiro. E, para que isso seja feito com perfeição, basta investir no treinamento do chatbot, alimentando a ferramenta com informações úteis para atender cada vez mais demandas do público.
Outro ponto positivo é que as reservas não apenas tendem a ter maior nível de efetivação com um chatbot, graças à eficiência do sistema em solucionar os questionamentos, mas também a serem feitas de forma direta, sem um site ou plataforma terceirizada. Consequentemente, com as reservas diretas, o hotel reduz custos e multiplica a visibilidade de suas páginas virtuais.
Se você gerencia uma pousada ou hotel, deve saber que boa parte da carga horária da equipe dos profissionais pode ser comprometida com o atendimento ao cliente. Por outro lado, com o uso de um chatbot para hotéis, esse problema é minimizado ou até eliminado de uma vez por todas. Afinal, o atendimento torna-se automatizado e os funcionários, com isso, têm a possibilidade de atuar em outras áreas estratégicas da empresa.
Mas o aumento da produtividade da equipe não se deve apenas pela concentração das reservas em um chatbot para hotéis. Isso porque por meio dos chatbots também é possível atuar junto aos hóspedes para tornar sua estadia ainda melhor. Ou seja, a tecnologia é utilizada como uma ferramenta estratégica para atrair o público e também para encantá-lo com relação ao hotel - antes, durante e depois de sua experiência no local.
Quando as pessoas buscam tirar suas dúvidas por meio do chatbot para hotéis, acabam nutrindo a ferramenta com uma série de dados úteis, como sua cidade, e-mail e preferências de estadia. O resultado: a empresa obtém um grande volume de leads qualificados - pessoas que, se não se hospedarem agora no local, podem ser contatadas com ofertas personalizadas para que aproveitem a oportunidade no futuro.
E a divulgação não se atém só às promoções, já que por meio do chatbot é possível atualizar o hóspede durante sua estadia sobre as atividades culturais do hotel e o cardápio, por exemplo.
Se você gostou desse artigo e quer saber como, na prática, um chatbot para hotéis pode transformar seus resultados, entre em contato com a NeoCognitiva e conheça todas as possibilidades dessa tecnologia para o mercado. Fale conosco!