Você já pensou sobre como criar um chatbot é uma iniciativa repleta de etapas rumo ao sucesso? Uma estratégia bem-sucedida com a tecnologia visa conquistar o público, para que a interação entre humanos e robôs gere excelentes resultados para a empresa. No entanto, há uma série de características que tornam um chatbot mais do que uma FAQ (Seção de Perguntas Frequentes), que devem ser levadas em conta, desde o momento do planejamento do chatbot.
Este artigo é para você, que está pensando sobre como criar um chatbot, mas ainda tem dúvidas quanto ao desenvolvimento da solução e sua relação com o encantamento do público. Continue a leitura!
1. Público e objetivo: identificá-los é o 1o passo para saber como criar um chatbot
Como sua empresa pretende utilizar o
chatbot e com quem ele irá interagir? Responder essa pergunta é fundamental para saber como criar um chatbot de sucesso.
Isso porque é fundamental
desenvolver um chatbot com foco na experiência do usuário, fazendo com que o contato com o robô seja algo positivo desde a primeira mensagem. E tal tarefa só é bem-sucedida quando as mensagens se adequam ao público e ao objetivo do sistema. Afinal,
chatbots de vendas ou chatbots de suporte, que auxiliam empresas com público-alvo de até 30 ou acima de 50 anos, por exemplo, não terão a mesma linguagem, nem as mesmas funções e respostas - como um feedback ao emoji enviado pela pessoa do outro lado da tela.
2. Objetividade: considere as reais necessidades e dúvidas dos clientes para ter um chatbot eficiente
Muitas vezes o chatbot é o primeiro canal de contato das pessoas com a empresa. O motivo? É muito mais fácil encontrar respostas às principais dúvidas em um
chatbot para Facebook ou
chatbot para Whatsapp, aplicativos que os clientes já utilizam diariamente em todo o mundo e não demandam minutos em uma longa espera telefônica no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Mas, para que a conversa seja proveitosa, é preciso considerar, além do público-alvo, e a
funcionalidade do chatbot, as necessidades dos clientes, ao realizar a programação e o
treinamento do chatbot. A partir das solicitações mais recebidas (e, preferencialmente, de uma pesquisa de mercado para atender as demandas de forma ainda mais completa) pela empresa é possível elaborar respostas mais satisfatórias para as pessoas.
No caso de um chatbot para hotéis, pousadas e resorts, por exemplo, é indispensável incluir respostas sobre a localização do empreendimento, preços e taxas, acomodação, entre outros diferenciais do negócio.
Vale lembrar que um chatbot é aprimorado constantemente. E
chatbots com inteligência artificial contam com inúmeras vantagens nesse aspecto, já que a máquina aprende cada vez mais, conforme interage com os humanos. Graças a
ferramentas de linguagem, como NLP e NLU, o robô nesse tipo de chatbot passa a ser capaz de compreender abreviações e figuras de linguagem.
3. Personalidade: prepare-se para criar um chatbot com personalidade, tom de voz e avatar adequados para a empresa
Finalmente, caso sua empresa esteja pensando sobre como criar um
chatbot que conquiste as pessoas, é imprescindível que o robô, embora seja uma máquina, tenha personalidade. Isso significa que a linguagem, o tom de voz utilizado no sistema e até mesmo o avatar escolhido para representar o
chatbot, devem estar alinhados ao perfil de cada empresa. Tudo isso considerando a formalidade do canal e da marca (um
chatbot para Facebook de uma loja de sapatos pode ter uma linguagem mais leve do que um chatbot financeiro em site institucional).
Ainda tem alguma dúvida sobre como criar um chatbot que cative o público da sua empresa? A NeoCognitiva desenvolve chatbots personalizados para que você esteja disponível 24h para os clientes, com máxima eficiência e produtividade no atendimento.
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