Decidiu que é hora de ter mais tecnologia na empresa, mas ainda está pensando em como criar um chatbot que atenda todas as expectativas do seu negócio? Então este artigo é para você. Veja como implementar essa solução e otimizar a comunicação com o público de uma vez por todas!
Escolha uma plataforma "faça você mesmo" para ter um chatbot com bom custo benefício
O uso de templates e sistemas personalizáveis, no estilo Do it Yourself (DIY, ou "Faça você mesmo") é cada vez mais comum em todos os segmentos. E na área de chatbots não é diferente.
Isso porque a personalização traz certa liberdade para escolher as ferramentas da plataforma - em alguns casos, por exemplo, é necessário um
chatbot para Facebook, um
chatbot para WhatsApp, um
chatbot de vendas, ou com diversas outras funções específicas. E, embora todos os
chatbots de qualidade sejam personalizados, a diferença é que na plataforma de criação do próprio chatbot o custo costuma ser menor, já que a solução é mais simples.
A grande vantagem é que plataformas do tipo "Crie seu próprio chatbot" permitem que pessoas sem domínio da linguagem de programação tenham um
virtual bot que as auxilie a impulsionar seu negócio em qualquer mercado. Isso por um custo mais acessível, embora com recursos limitados.
A opção, que é desenvolvida por especialistas, já com opções pré-programadas e às vezes até com tutoriais de uso, é ideal para micro e pequenas empresas, por exemplo, que desejam agilizar seu atendimento ao cliente, tornando-o disponível 24h por dia, mesmo sem poder investir em um sistema mais caro.
Conte com a ajuda de um especialista em chatbot para um sistema mais complexo
Outra opção para quem está se perguntando como criar um chatbot é contratar um
desenvolvedor de chatbot para produzir seu software personalizado da maneira mais completa possível.
Chatbots com inteligência artificial em sistemas próprios como este possuem a vantagem da máxima personalização e recursos mais abundantes, embora o custo de implementação e
treinamento do chatbot seja um pouco mais elevado.
Com a ampla gama de ferramentas é possível
criar um chatbot que conquiste as pessoas com mais facilidade, já que o robô terá um avatar, nível de formalidade e outras características específicas que condizem com a personalidade da própria empresa.
Chatbots feitos por especialistas também podem ser integrados aos sistemas corporativos da organização, além da conexão ao Facebook, Instagram e WhatsApp. Isso faz toda a diferença para que a ferramenta não trabalhe de forma isolada, trazendo resultados reais e uma visão do todo na comunicação da companhia.
Qualquer empresa pode optar por um
chatbot desenvolvido por especialistas, com foco unicamente em seu negócio. Afinal, vale lembrar que o investimento tem o objetivo de aprimorar a comunicação entre marca e cliente, portanto deve ser visto como uma ação estratégica no negócio.
Agora que você sabe como criar um chatbot para a empresa, é hora de ver como a solução pode impulsionar seu negócio, na prática. A NeoCognitiva possui uma plataforma exclusiva para você
criar seu próprio chatbot sem custo e também
planos completos de chatbots que atendem as necessidades mais específicas de empresas de todos os segmentos.
Solicite uma consultoria gratuita e saiba mais!