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Como criar um chatbot com foco na experiência do cliente?

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A experiência do cliente com uma empresa é um ponto que ganha cada vez mais destaque no mundo corporativo, tamanha a importância de fortalecer esse relacionamento todos os dias. Mas você como sabe como criar um chatbot com foco na famosa customer experience?

Uma coisa é certa: diante de tantos desafios para agradar o público, os robôs utilizados como um canal adicional na comunicação com sua empresa são uma estratégia indispensável.

Saiba mais sobre a relação entre a criação de chatbots e a experiência do cliente neste artigo.


Antes de se perguntar como criar um chatbot, conheça seus clientes


O objetivo de toda empresa é gerar vendas e ter sucesso no mercado e, para isso, é preciso fazer com que os clientes fiquem satisfeitos. E essa conquista não é possível sem conhecer seus objetivos e necessidades.

Atualmente, públicos de todos os segmentos buscam, por exemplo, respostas rápidas do pré ao pós-venda, qualidade e custo-benefício do produto. Um atendimento surpreendente é uma vantagem adicional para otimizar a experiência, já que, entre tantos itens semelhantes em um mesmo mercado, é um grande diferencial.

E, ao se pensar nas ferramentas para atender tais demandas, o chatbot é uma ferramenta completa, já que permite lidar com a satisfação do imediatismo do consumidor. Segundo análise apresentada no Think with Google 2019 Research Review, há cinco insights aos quais as empresas devem se atentar, quando se trata da relação empresa-consumidor:

  • A jornada do consumidor, que é cada vez mais complexa.
  • O surgimento de novos canais de mídia.
  • A satisfação do imediatismo das pessoas que, frequentemente, é mais importante que a fidelização de clientes.
  • A transformação de indústrias tradicionais com a digitalização.
  • A criação de padrões em privacidade e bem-estar digital.

Em todos os pontos o chatbot se destaca como uma solução eficaz, já que, quando bem desenvolvido, oferece respostas rápidas capazes até mesmo de fidelizar os clientes.

Mas, para isso é preciso executar uma tarefa muito importante: o treinamento do chatbot.


Treinamento do chatbot: permanente e fundamental para o sucesso da estratégia


As demandas dos clientes mudam, portanto, o chatbot deve corresponder a isso. E apenas com o treinamento do chatbot, realizado constantemente (seja de forma mensal, trimestral ou semestral, por exemplo) será possível lidar com as necessidades do público.

Para ensinar os bots, dotados de inteligência artificial, é preciso ter em mãos os questionamentos mais frequentes dos clientes. Dessa forma é possível incluir conteúdos e contextos para aprimorar o robô em sua interação, seja para esclarecer dúvidas quanto ao “pagamento de faturas”, “tabela de medidas” para um e-commerce de roupas, “promoções”, “atraso no pedido” e muito mais. Quanto melhor se ensina o chatbot a lidar com os mais variados contextos, mais eficiente se torna o atendimento ao cliente, já que a filtragem das demandas leva apenas os casos mais complexos para os atendentes humanos, agilizando o contato e, assim, aprimorando a experiência do cliente.

Ao treinar os bots, aliás, graças a ferramentas de processamento de linguagem, a conversa flui tão naturalmente que é possível até mesmo incluir emojis e GIFs como resposta aos usuários, tornando o contato com a empresa ainda mais dinâmico e divertido.

Com objetividade e personalidade nas respostas, o chatbot é capaz de conquistar encantar as pessoas. E, ao se perguntar como criar um chatbot com foco na experiência do cliente, esse é um grande passo rumo ao sucesso no mundo corporativo. Quer saber mais sobre como criar um chatbot e impulsionar seu negócio? Baixe o e-book gratuito “Como criar um chatbot para minha empresa?”.
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