Você já pensou em criar um chatbot para Facebook para atender os clientes da sua empresa? A solução ganha cada vez mais destaque nas estratégias de comunicação de companhias de todos os portes e segmentos. E não é para menos, já que as empresas precisam estar onde seu público está - e boa parte das pessoas possui um perfil no Facebook, uma das redes sociais mais populares entre todas as classes sociais, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo.
Neste artigo mostramos por que com um chatbot para Facebook sua empresa só tem a ganhar. Confira!
Flexibilidade: suporte, pesquisa de mercado, atendimento ao cliente com chatbot e muito mais
São muitas as
possibilidades de uso de um chatbot, de suporte a atendimento ao cliente e pesquisas de satisfação e de mercado. Mas a flexibilidade de aplicações é apenas uma parte das vantagens da ferramenta.
Isso porque o
chatbot - inclusive o chatbot para Facebook Messenger - é desenvolvido de acordo com o objetivo de cada empresa. E, com o constante
treinamento dos chatbots, é possível aprimorar as respostas do robô conforme a demanda do público, para que a interação entre pessoas e máquinas seja cada vez mais completa.
Na prática, isso significa que um chatbot para Facebook pode ter a função de suporte (para um
e-commerce, por meio do qual as pessoas precisam solicitar troca de pedidos, por exemplo), de atendimento (no caso de um
chatbot para hotéis, auxiliando nas reservas e cotações) ou para perguntar a opinião dos consumidores de determinada marca. É possível até que a empresa crie um
chatbot completo, com todas essas funções, obtendo o máximo de informações sobre seu público, para desenvolver ações personalizadas e acertar facilmente em suas estratégias de marketing.
Economia e eficiência: uma única solução para o atendimento simultâneo de milhares de clientes, 24h
Apostar em um chatbot para Facebook traz muita facilidade para o dia a dia tanto das empresas, quanto dos clientes e clientes em potencial. Isso porque o software faz com que as organizações não precisem de uma equipe completa para responder as mesmas perguntas (cujas respostas podem ser programadas no sistema), resultando em economia e aumento da produtividade.
Especialmente nos casos em que se usa um
bot com inteligência artificial, é como disponibilizar ao público uma FAQ automatizada, onde encontrar as respostas é muito mais fácil.
Do lado dos clientes, os
chatbots para Facebook Messenger chamam a atenção pela praticidade. Afinal, não é preciso instalar novos aplicativos, nem abrir outras abas em sites para contatar a empresa. Basta conversar com a marca pelo app que já costumam utilizar e ter a resposta instantaneamente, sendo transferido para um atendente humano apenas nos casos mais complexos.
A estimativa é que existam mais de 300.000 bots ativos no Messenger do Facebook atualmente.
Engajamento: geração de leads e satisfação do público da pré ao pós-venda com um chatbot para Facebook
Por fim, com um chatbot para Facebook é possível ir além da economia, eficiência, e da otimização do tempo de resposta (um dado importante que chama a atenção das pessoas e já é levado em conta em boa parte das estratégias digitais). As respostas rápidas e a personalidade do chatbot (com linguagem e até avatar personalizados de acordo com as preferências da companhia) agradam o público. Consequentemente, há maior engajamento dos clientes junto à marca, em todas as etapas da interação, seja na pré ou na pós-venda.
A melhoria na experiência faz com que utilizar estratégias para a geração de leads seja muito mais eficaz, com maior taxa de resposta às pesquisas de satisfação e pesquisas de opinião - insumos indispensáveis para alavancar as estratégias de crescimento do negócio.
Quer saber o que mais sua empresa ganha com um chatbot para Facebook?
Fale com a NeoCognitiva, peça uma demonstração e conheça os planos de chatbot que oferecemos!