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Chatbot: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa dele

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Chatbot: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa dele

Você já ouviu falar em chatbot? A tecnologia ganha cada vez mais espaço em empresas de todos os portes e segmentos, tamanha a versatilidade de sua atuação. Quer saber por quê? Confira neste artigo os principais pontos sobre a solução!


O que é chatbot?

Chatbots (termo com origem nas palavras em inglês chat - conversar - e bot - robô) são canais de comunicação onde pessoas conversam com um robô. Em outras palavras, são softwares que permitem que as empresas se conectem ao público, 24h, 7 dias por semana. Sem que para isso seja necessário contratar funcionários específicos para o atendimento.

Existem dois tipos de chatbot: tradicionais ou com inteligência cognitiva. O primeiro funciona por meio de uma "árvore de decisão", na qual o sistema traz a resposta exata à pergunta da pessoa do outro lado da tela. Já o segundo é programado de forma diferente, interagindo com os humanos de acordo com o contexto da conversa e aprendendo continuamente, no decorrer das conversas.


Como funciona o chatbot?

Independentemente dos fatores que levam à necessidade do robô, toda empresa pode ter um chatbot. Para isso, basta escolher uma empresa que desenvolva chatbots. Contudo, não basta criá-los e implantá-los: chatbots precisam ser aprimorados constantemente, já que é esse treinamento que permite que o sistema seja cada vez mais preciso e satisfatório para lidar com clientes e clientes em potencial.

A aplicação do chatbot varia muito, conforme a necessidade de cada organização. Dentre elas estão o reforço no suporte e atendimento ao cliente que a máquina pode trazer; auxílio às vendas em um e-commerce; ações de marketing; geração de leads e pesquisa de satisfação automatizada.

Na prática, isso significa que todos os segmentos podem se beneficiar com a ferramenta. Há chatbots para RH, chatbots para hotéis, para o agendamento de serviços em salões de beleza ou de consultas em clínicas e muito mais.

Por fim, a melhor parte é que a tecnologia pode ser integrada a plataformas já existentes da empresa, seja o site ou redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp. Além disso, as pessoas enviam suas perguntas e solicitações à empresa e o chatbot, totalmente personalizado com as características da companhia, as responde automaticamente.

E, se você está se perguntando se a máquina consegue resolver as demandas sozinha, vale lembrar que o sistema pode ser utilizado também em conjunto com uma equipe de atendentes humanos - porém, repassando a eles apenas os questionamentos mais complexos.


Por que essa tecnologia pode ajudar sua empresa?

A disponibilidade ininterrupta dos chatbots traz inúmeras vantagens para empresas e clientes. Primeiramente porque, assim, não é mais preciso se preocupar com jornadas de trabalho restritas a horários e dias úteis, férias e custos com a contratação de muitos atendentes humanos.

Em segundo lugar, por conta do chatbot ser capaz de atender várias pessoas ao mesmo tempo, ganha-se muito em eficiência. Consequentemente, as empresas reduzem seus custos com equipe humana, treinamentos, além de multiplicar seu potencial de vendas e engajamento na internet - que traz resultados reais às companhias.

Quanto às vantagens do chatbot para os clientes, destacam-se a facilidade de contatar as empresas e a melhoria da experiência nesse relacionamento.

Quer mais sobre essa revolucionária ferramenta? Baixe o e-book sobre chatbot gratuitamente!

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