Você sabia que com um chatbot de vendas seu hotel pode multiplicar a quantidade de reservas e, ainda, impulsionar o nível de satisfação dos hóspedes? Neste artigo mostramos por que a solução é indispensável para negócios no ramo turístico que desejam alavancar sua competitividade. Confira!
Reservas em dobro com um chatbot de vendas
Pousadas, hotéis e resorts com atendimento não-automatizado podem sofrer com a perda de hóspedes em potencial, por conta da demora em atender o telefone ou em responder nos canais oficiais (sites e redes sociais). Outra possibilidade são os entraves gerados em sites parceiros, as Online Travel Agencies (OTAs), que apresentam poucos detalhes sobre o hotel e, muitas vezes, não despertam o interesse do cliente para que ele feche a reserva.
Com um chatbot de vendas, personalizado para atender as demandas no pré-atendimento, por outro lado, os hotéis mostram às pessoas que estão disponíveis 24 por dia, por meio de uma plataforma amigável e única. O resultado: as chances de gerar leads e concluir reservas são muito maiores.
Isso porque o chatbot de vendas esclarece dúvidas de diversos clientes simultaneamente, com respostas em formato de texto, imagem ou vídeo. Se as pessoas perguntam sempre pela localização, preços e acomodação, por exemplo, o
chatbot já está programado para respondê-las com o máximo de agilidade, sem deixar de lado a simpatia característica de um bom atendente. Afinal de contas, foi a
empresa desenvolvedora de chatbots cria as possibilidades de respostas já com a personalidade da empresa.
Atendimento automatizado para todas as etapas de contato com o hóspede
Graças à avançada tecnologia de
inteligência artificial e as
ferramentas de reconhecimento de linguagem como NLP e NLU, um chatbot de vendas é capaz de aprender e trazer respostas cada vez mais satisfatórias, conforme interage com as pessoas. Mas sua autoaprendizagem não é a única vantagem para o segmento turístico.
Afinal de contas, o fechamento da reserva é apenas o começo da experiência do hóspede com o hotel. É preciso garantir a excelência no atendimento também também durante e após a hospedagem. E o chatbot é a ferramenta perfeita para se fazer isso.
Implantar o
chatbot para hotel é apenas o primeiro passo para uma automatização completa. Além de esclarecer as dúvidas dos clientes antes que eles cheguem ao hotel, a mesma ferramenta pode ser programada para atuar em outros momentos, auxiliando nas etapas de check-in; disponibilizando as políticas do hotel e horários das atividades e refeições no local; oferecendo dicas ao turista e muito mais.
No pós-atendimento, o chatbot de vendas trabalha os leads obtidos, enviando promoções e pesquisas de satisfação aos hóspedes. Isso não apenas estreita o relacionamento entre cliente-empresa, mas também é uma poderosa ferramenta estratégica para que pousadas, hotéis e resorts melhorem seus serviços constantemente, com base na percepção do público.
Ficou interessado no chatbot de vendas e quer saber como essa solução pode, na prática, impulsionar o sucesso da sua pousada, hotel ou resort?
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