O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da sua empresa enfrenta problemas com a grande demanda de solicitações e, por isso, você decidiu implantar um chatbot para melhorar a qualidade no departamento. Mas será que ter um bot em ação é o suficiente para garantir menor tempo de espera e a satisfação do cliente?
Neste artigo mostramos por que optar por um
chatbot para o atendimento ao cliente é apenas o primeiro passo para aprimorá-lo. Confira!
Equipe atualizada: treinamento de chatbots é fundamental
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time, já são mais de 17 mil chatbots desenvolvidos no país, representando um crescimento de 113% na quantidade de bots em operação e um volume 60% maior no diálogo destes com humanos, entre 2017 e 2018. Mas, embora o mercado promissor de bots seja um sinal de que a ferramenta é uma
boa estratégia para uma ampla gama de negócios, é preciso se atentar ao fato de que a solução, sozinha, não faz "milagre" para transformar a comunicação de nenhuma empresa.
O
treinamento do chatbot é fundamental para ter uma ferramenta eficiente sempre à disposição do SAC. Tal como o treinamento de uma equipe humana, é essa atualização que permite que o robô atenda as solicitações com qualidade, graças ao aprimoramento de
ferramentas de reconhecimento de linguagem em
chatbots com inteligência cognitiva, bem como que haja integração entre bot e outros sistemas, por exemplo.
Com eles é possível compreender os questionamentos de maneira cada vez mais completa, ainda que incluam variações linguísticas e abreviações, ou novos temas que venham a surgir, conforme a companhia expande seu portfólio de produtos e serviços.
Vale lembrar que, para garantir que o
chatbot tenha qualidade da criação ao treinamento, que deve ser constante, é preciso contar com um
desenvolvedor de chatbot. Afinal, apenas especialistas podem entregar uma ferramenta personalizada que atenda as necessidades mais específicas da empresa e dos clientes.
Experiência do cliente: foco em proporcionar qualidade no atendimento feito por humanos e robôs
Robôs devem ser programados não apenas para responder perguntas mas trazer soluções às pessoas. Afinal de contas, o objetivo é melhorar a experiência do cliente no SAC e, para isso, ele precisa ter seu problema resolvido.
Portanto, seja em um
chatbot com integração junto ao
Facebook, no
WhatsApp ou mesmo no site institucional, é preciso que a ferramenta tenha personalidade, encante o cliente, ainda que filtrando os caso mais complexos para levá-los aos assistentes humanos.
Tudo isso resulta em uma boa experiência do cliente, para que volte a fazer negócios com a marca, graças à excelência do SAC e ao chatbot de qualidade.
Quer saber mais sobre como o chatbot pode aprimorar seu Serviço de Atendimento ao Consumidor?
Fale com a NeoCognitiva e solicite um orçamento de chatbot personalizado para seu negócio!