As compras em lojas virtuais ganham cada vez mais destaque no mercado, seja pelo conforto ou pela praticidade de pesquisar inúmeras opções rapidamente. E o chatbot é a tecnologia de maior presença nesse cenário, especialmente em tempos de pandemia, onde o faturamento do e-commerce teve um crescimento de 42% em comparação ao ano anterior.
Você notou que as vendas da sua loja virtual aumentaram por conta dos novos hábitos de consumo, mas ainda não sabe como a ferramenta pode ajudar com a demanda? Continue a leitura deste artigo.
O que seu cliente procura na loja? Um chatbot pode ajudar a encontrar a solução
Não é incomum as pessoas entrarem em uma loja só para olharem as ofertas, sem saber exatamente o que desejam (e se desejam) comprar. E, nas lojas virtuais, o acesso por “curiosidade” não é diferente; porém, nesse universo, é possível contar com um vendedor virtual que apresenta alta produtividade e está pronto para auxiliar nas compras dos clientes 24h por dia, 7 dias por semana: o chatbot.
Por ser completamente personalizado, o chatbot “posso ajudar?” pode ser programado para sugerir produtos e serviços para o público e, assim, orientá-lo em uma compra rápida e satisfatória, da busca pelo tamanho ideal de uma roupa a partir da tabela de medidas às facilidades no pagamento.
A grande vantagem é que chatbots atuam como um filtro, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas comuns entre muitos clientes. Assim, mesmo empresas com uma equipe enxuta ou com o quadro de funcionários em home office consegue lidar com a demanda das compras com tranquilidade.
Personalização do chatbot para uma experiência diferenciada
O desenvolvimento e o treinamento do chatbot por uma empresa especialista faz com que o robô tenha uma personalidade alinhada ao perfil da empresa e esteja preparado para atender as demandas dos clientes, em toda a jornada do consumo. Com isso, disponibilizar a tecnologia passa a ser um diferencial e, ao mesmo tempo, um requisito para se destacar em tempos de coronavírus.
Atendimento do pré ao pós-venda com agilidade, economia e eficiência
Clientes não precisam de ajuda apenas no momento da compra, mas também no pós-venda. Por esse motivo, providenciar um chatbot na quarentena para garantir um suporte de excelência, ou seja, um sac 2.0, mostrou-se uma estratégia inteligente que veio para ficar - mesmo fora dos tempos de crise.
Afinal de contas, os bots estão sempre prontos para lidar com demandas em grande volume que chegam exaustivamente para a loja virtual, além de garantirem que o cliente não fique sem resposta - o que prejudica a imagem da organização e rende uma grande propaganda negativa até mesmo nas redes sociais.