Se há uma ferramenta que conquistou seu espaço de uma vez por todas em meio ao crescimento das transações virtuais na pandemia do coronavírus, essa solução é o chatbot. Mas não basta implementar um robô no sistema para que sua empresa seja bem-sucedida nos negócios, é preciso que o bot seja humanizado.
Está se perguntando por que isso é importante para sua marca e para os clientes? Destacamos 3 razões neste artigo. Confira.
1. Um chatbot humanizado entende e soluciona a demanda do cliente mais rápido
Imagine que você precisa esclarecer dúvidas sobre um novo serviço bancário, ou solicitar alterações em um pedido realizado em uma loja virtual. Um chatbot pode ser utilizado para essas e muitas outras demandas do mercado, atuando como um assistente virtual completo, pronto para atender o cliente 24h, 7 dias por semana. Porém, esse atendimento só traz eficiência e economia para a empresa se o bot, de fato, garantir a satisfação do público. E isso só é possível com um chatbot humanizado.
Com o uso da inteligência artificial no chat é mais fácil programar o sistema de modo a simular uma conversa real entre máquinas e humanos, ampliando a qualidade da interação e fazendo com que a tecnologia compreenda rapidamente o que o cliente deseja, apresentando uma solução eficaz em segundos. Consequentemente, a empresa tem em mãos uma poderosa ferramenta para a satisfação do imediatismo do consumidor, que busca uma resposta rápida e correta a um clique.
2. Chatbots adequados são fundamentais para uma boa reputação da marca
Os recursos de autoaprendizagem e de compreensão da linguagem, para que o robô entenda mesmo as variações linguísticas do outro lado da tela, não são os únicos requisitos para um chatbot humanizado, que conquiste as pessoas. Com a tecnologia é possível também promover uma boa reputação da marca no mercado.
Afinal de contas, atendimentos rápidos e eficientes evitam reclamações no próprio site da organização, em redes sociais e até mesmo em páginas especializadas em reivindicações.
3. Bots personalizados transformam a experiência do cliente e podem ser a chave para a fidelização
Fazer com que as pessoas tenham uma solução na hora em que precisam, sem a necessidade de uma grande equipe humana para o atendimento 24h, é o desafio a ser cumprido pelo chatbot. Mas é importante lembrar que, para a tarefa ser concluída com sucesso, o sistema deve ser personalizado, transmitir a imagem e a linguagem da empresa por meio da conversa (como ocorre com bots famosos, como o da varejista Magazine Luiza), de modo a se conectar com o cliente com facilidade.
Quanto mais humanizado e personalizado o chatbot, maior a chance de transformar positivamente a experiência do cliente em relação à marca - o que é fundamental em um mercado tão competitivo, especialmente na internet. Por esse motivo é importante entender como funciona o robô e quais são as principais demandas de cada público, de modo a desenvolver uma ferramenta preparada para lidar com os clientes atuais, fidelizando-os por meio de sua simpatia e eficiência, mesmo em uma conexão virtual.
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