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3 razões para o sucesso do chatbot em tempos de coronavírus

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Se antes o chatbot já se mostrava como uma ferramenta extremamente útil para empresas que desejam estar um passo à frente no mercado, a pandemia do coronavírus mostrou que a inovação é mais do que isso. Afinal, os bots têm ajudado muitas organizações a sobreviver mesmo em tempos de adversidade, por conta do isolamento social. Mas você sabe por quê?

Neste artigo destacamos 3 razões para o sucesso do chatbot que sempre foram visíveis - mas que, com a crise, ganharam ainda mais força. Confira!


1. Atendimento ao cliente mais rápido e eficiente com um chatbot


As compras em lojas virtuais tiveram um grande crescimento em tempos de comércio fechado e quarentena por conta da pandemia de COVID-19. A nível global, apenas em abril, segundo a empresa de sistemas de pagamento eletrônico ACI WorldWide, as transações no varejo pela internet cresceram 209%, em comparação ao mesmo período do ano passado. E, com a alta demanda no e-commerce, aumentou também o número de solicitações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Nesse contexto, atendentes humanos, em meio ao enxugamento nas equipes, não seriam suficientes para esclarecer dúvidas - muitas vezes repetidas - e orientar os clientes de forma satisfatória. Porém, com a implantação de chatbots, muitas organizações viram que é possível suprir a alta demanda não apenas em tempos de pandemia, mas de forma permanente. Afinal, com os bots é possível disponibilizar um atendimento de alta qualidade 24h, 7 dias por semana, esclarecendo as principais dúvidas com agilidade, evitando filas no telefone ou no chat e, consequentemente, evitando comprometer a imagem da marca devido a um falhas na comunicação. E, ainda que em casos mais complexos a equipe humana seja necessária, ao menos para solucionar questões simples os chatbots são ferramentas fundamentais para evitar gargalos no SAC, filtrando o grande volume de solicitações.

Seja na quarentena ou em em tempos de pré ou pós-pandemia, não é raro encontrar chatbots nos mais diversos setores: sejam instituições bancárias, lojas virtuais, hotéis, companhias aéreas, entre outros.


2. Auxílio em diagnósticos para evitar transtornos na área de saúde


A necessidade de manter as pessoas em segurança, dentro de casa, para evitar a propagação do vírus, fez com que outro setor passasse a ver o chatbot como ferramenta indispensável: o da saúde. Isso porque ir ao médico tornou-se algo restrito para casos de urgência; deste modo, os robôs passaram a auxiliar até mesmo no diagnóstico de COVID-19.

Por meio da plataforma digital desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por exemplo, é possível tirar dúvidas sobre o vírus.

Já outros sistemas, como o do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, permitem uma auto-avaliação. Por meio da interação com o robô, as pessoas checam se possuem os sintomas, evitando aglomerações e filas em casos mais leves da doença.


3. Sem entraves nos processos, em tempos de home office e equipe enxuta nas empresas


Finalmente, é importante destacar que o chatbot pode ser aplicado nos mais diversos processos para otimizar a comunicação entre empresa e cliente. Assim, em tempos de equipe enxuta ou em home office, o chatbot acelera o contato com a marca, para que os profissionais recebam as informações mais claras e realizem seu trabalho com o máximo de eficiência possível.

Em outras palavras, o chatbot tem possibilitado que as empresas consigam economizar dinheiro e multiplicar sua eficiência, trazendo uma oportunidade de melhoria em tempos de crise. Sua empresa está preparada para essa transformação?

Entre em contato com a NeoCognitiva e saiba mais sobre o chatbot!
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