A tecnologia traz ao setor da saúde inúmeros avanços e a digitalização de prontuários médicos é, sem dúvidas, uma das principais formas de melhorar a vida de qualquer paciente. Mas como essa questão administrativa, relacionada à gestão de documentos, impacta de forma tão significativa na qualidade percebida pelo público e, consequentemente, nos resultados obtidos por clínicas e hospitais?
Listamos abaixo 3 motivos para que você comece a aprimorar a gestão de conteúdo com o ECM. Confira!
1. Organização e gestão de prontuários a um clique com ECM
Quem atua na área de saúde sabe que
organizar um arquivo hospitalar pode ser um grande desafio. Afinal, há uma série de dados que devem estar sempre à disposição da equipe, sejam informações sobre os pacientes ou sobre a instituição de saúde. E manter os documentos em grandes arquivos físicos pode ser um problema, já que leva a uma grande dificuldade na localização dos papéis, prejudicando a produtividade de todos os profissionais e, consequentemente, o atendimento ao público.
Assim, a digitalização de prontuários médicos e outros documentos é a melhor solução para dar adeus ao arcaico sistema de arquivos em gavetas e caixas a perder de vista. E o
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ECM é indispensável para a gestão na saúde nesse contexto, já que por meio dele é possível organizar e fazer uma gestão completa dos arquivos de forma digital. Nele, o conteúdo fica totalmente estruturado em pastas, facilmente pesquisável por meio de ferramentas de busca.
2. Agilidade no atendimento de pacientes
Uma vez que a digitalização de prontuários médicos é realizada, a clínica ou hospital garantem não apenas maior produtividade para a equipe, mas também mais agilidade no atendimento dos pacientes. Isso porque o
ECM otimiza a gestão na saúde em todos os aspectos, da recepção ao consultório.
Ao pesquisar pelo nome dos pacientes no sistema e ter uma resposta rápida, há excelência no serviço prestado ao público, na prescrição de medicamentos e consultas ao histórico dos tratamentos. A disponibilidade dos arquivos para acesso simultâneo de médicos e outros usuários traz máxima agilidade à operação.
Além disso, a digitalização traz maior precisão a cada um dos tratamentos, com registros dos dados em nuvens - ou seja, evitando a
perda de documentos.
3. Segurança da informação com a digitalização de prontuários médicos
Finalmente, a
solução ECM possibilita que o setor de saúde cumpra a Lei 13.787 de 2018, que trata sobre a digitalização e uso de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio do prontuário do paciente. E, com os dados em nuvens, os dados ficam muito mais seguros, já que os arquivos digitais podem ter acesso com controle personalizado, além de dificilmente serem extraviados - como ocorre com arquivos físicos.
Vale lembrar também que, a partir de agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se torna mais rigorosa, torna o controle de dados mais rigoroso, exigindo que todas as empresas públicas e privadas que lidam com dados pessoais devem adotar medidas eficazes para o sigilo das informações. Para o setor da saúde, especificamente, a lei traz um rigor ainda maior, da coleta ao descarte dos dados.
Engloba, por exemplo, a importância do consentimento do paciente para que tal conteúdo seja utilizado em pesquisa, disponibilização do prontuário ao paciente sempre que o documento for requisitado, além da proteção dos dados para que não caiam nas mãos de terceiros (como operadoras de planos de saúde e empregadores). Tamanho rigor só é possível com tecnologia avançada de gestão de conteúdo, como o ECM.
Para se ter uma ideia da relevância da proteção de dados na saúde, em 2019, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, em Portugal, foi multado em 400.000 euros por não estar de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Em suma, a digitalização de prontuários médicos tem um grande impacto positivo sobre a gestão hospitalar como um todo, trazendo benefícios para a equipe e para os pacientes diariamente. Com a gestão de conteúdo realizada pelo ECM, a instituição amplia sua qualidade, destacando-se no setor como uma organização de excelência.
Ficou interessado em implantar a digitalização de prontuários médicos e outros documentos na instituição de saúde em que atua?
Entre em contato com os especialistas da NeoCognitiva e saiba como colocar isso em prática!