ecmneo-tecnologiaecmecm
  • HOME
  • A EMPRESA
  • SOLUÇÕES
    • CHATBOT
    • CHATBOT PARA HOTÉIS
    • APLICATIVOS
    • RPA
    • GARAGEM DIGITAL
    • IOT
    • ECM
    • BPM
  • DIFERENCIAIS
  • BLOG
  • CONTATO

3 Maneiras de desafogar o RH da sua empresa com um chatbot

  • Home
  • Chatbot
  • 3 Maneiras de desafogar o RH da sua empresa com um chatbot
0
3 Maneiras de desafogar o RH da sua empresa com um chatbot

A rotina no departamento de recursos humanos é agitada e repleta de demandas por parte dos colaboradores e também de níveis mais altos da empresa. Entretanto, graças ao avanço da tecnologia, atualmente já é possível contar com uma ferramenta extra para solucionar boa parte dessas demandas: o chatbot.

Está se perguntando como a inovação atua para aliviar a sobrecarga no setor? Descubra a seguir!


1. Utilizando o chatbot como ferramenta estratégica para o recrutamento

O recrutamento e seleção de novos talentos é uma etapa primordial para qualquer companhia. E, muitas vezes, ocorre frequentemente, demandando tempo do RH para as entrevistas, testes e demais processos envolvidos para o preenchimento das vagas. Ou seja, corre-se o risco de comprometer a produtividade da equipe do RH até o ato da contratação.

Quando se conta com um chatbot como assistente da equipe, por outro lado, esses obstáculos são superados. Isso porque a ferramenta é excelente para o primeiro contato entre os candidatos e a empresa. Além de possibilitar uma entrevista prévia à distância com os candidatos, de modo que se sintam mais tranquilos sem a presença de uma pessoa do outro lado da tela, o robô é totalmente personalizável e pode ser programado para fazer as perguntas mais relevantes para o preenchimento das vagas, economizando tempo e dinheiro da empresa com o processo seletivo.

É possível, por exemplo, programar o chatbot para checar se os candidatos se adequam ao perfil da vaga (experiência, formação, salário, local de trabalho), para realizar testes de personalidade e de conhecimento na área e para conduzir uma entrevista, de maneira geral. Isso não significa, no entanto, que a entrevista ou os testes são realizados de forma mecânica. Afinal, a personalização do chatbot também inclui o reconhecimento de linguagem e a linguagem natural, alinhada ao perfil da companhia.

Após todos os processos prévios realizados pelo chatbot, temos o resultado do "filtro" tecnológico: o trabalho dos profissionais de RH torna-se muito mais eficiente, direcionado e produtivo.


2. Colocando o chatbot para responder dúvidas dos funcionários

Se entrevistas consomem boa parte do tempo do RH, com as solicitações por parte dos funcionários não é diferente. Por esse motivo, aqui o chatbot também é necessário - especialmente porque as perguntas costumam ser recorrentes.

Os bots estão sempre prontos para fornecer informações a qualquer momento, sejam elas relacionadas ao pagamento de benefícios, férias, regras de plano de saúde, banco de horas e muito mais. E o melhor é que as respostas são dadas com muito mais agilidade, a qualquer hora do dia. Como benefício está o fato de que o trabalhador não se sente incomodado por contatar o departamento para falar sobre tais assuntos, já que a máquina responde a demanda com neutralidade.


3. Apostando no chatbot como peça fundamental na comunicação interna

A funcionalidade de um chatbot vai muito além do recrutamento e seleção de novos talentos, afinal, é preciso retê-los. E para isso é preciso trabalhar a satisfação da equipe.

O chatbot pode ser programado para atuar como assistente em pesquisas de satisfação e para receber formulários de feedback dos funcionários. Além disso, é uma poderosa ferramenta tecnológica para dar suporte ao RH, como um canal de comunicação oficial do departamento, tanto para enviar mensagens, quanto para recebê-las.

Um chatbot pode trazer mais eficiência e economia para o RH de diversas formas. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar seu departamento de Recursos Humanos? Fale com a NeoCognitiva e conheça os benefícios do chatbot para RH agora!

e-book-chatbot-da-neo

Artigos Relacionados

30/11/2020

3 razões para ter um Chatbot humanizado e garantir uma boa experiência com sua empresa


Leia mais
27/11/2020

As vendas aumentaram na loja virtual? Veja como um Chatbot pode ajudar seu negócio


Leia mais
09/11/2020

Da crise a oportunidade: saiba como escolher o chatbot ideal e destaque-se no cenário pós-pandemia


Leia mais
e-books-neo

Últimas do Blog

  • Saiba como fazer a gestão eletrônica de contratos da sua empresa de forma prática e segura
  • Organização de documentos em RH (Recrutamento e seleção / Prontuário/ Ficha de funcionários)
  • OCR: o que é e como a tecnologia pode transformar sua gestão de documentos
  • ECM x Google Drive: qual é melhor para gestão de conteúdo da minha empresa?
  • Use o seu celular para digitalizar documentos de forma prática

Navega também por:

  • BPM
  • Chatbot
  • Content Services
  • ECM
  • GED
  • IOT
  • RPA
  • HOME A EMPRESA   SOLUÇÕES   DIFERENCIAIS   BLOG   CONTATO
Fone: (19) 3090-0110 - Uma empresa do Grupo KM do Brasil - 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Lince Marketing Digital