A rotina no departamento de recursos humanos é agitada e repleta de demandas por parte dos colaboradores e também de níveis mais altos da empresa. Entretanto, graças ao avanço da tecnologia, atualmente já é possível contar com uma ferramenta extra para solucionar boa parte dessas demandas: o chatbot.
Está se perguntando como a inovação atua para aliviar a sobrecarga no setor? Descubra a seguir!
O recrutamento e seleção de novos talentos é uma etapa primordial para qualquer companhia. E, muitas vezes, ocorre frequentemente, demandando tempo do RH para as entrevistas, testes e demais processos envolvidos para o preenchimento das vagas. Ou seja, corre-se o risco de comprometer a produtividade da equipe do RH até o ato da contratação.
Quando se conta com um chatbot como assistente da equipe, por outro lado, esses obstáculos são superados. Isso porque a ferramenta é excelente para o primeiro contato entre os candidatos e a empresa. Além de possibilitar uma entrevista prévia à distância com os candidatos, de modo que se sintam mais tranquilos sem a presença de uma pessoa do outro lado da tela, o robô é totalmente personalizável e pode ser programado para fazer as perguntas mais relevantes para o preenchimento das vagas, economizando tempo e dinheiro da empresa com o processo seletivo.
É possível, por exemplo, programar o chatbot para checar se os candidatos se adequam ao perfil da vaga (experiência, formação, salário, local de trabalho), para realizar testes de personalidade e de conhecimento na área e para conduzir uma entrevista, de maneira geral. Isso não significa, no entanto, que a entrevista ou os testes são realizados de forma mecânica. Afinal, a personalização do chatbot também inclui o reconhecimento de linguagem e a linguagem natural, alinhada ao perfil da companhia.
Após todos os processos prévios realizados pelo chatbot, temos o resultado do "filtro" tecnológico: o trabalho dos profissionais de RH torna-se muito mais eficiente, direcionado e produtivo.
Se entrevistas consomem boa parte do tempo do RH, com as solicitações por parte dos funcionários não é diferente. Por esse motivo, aqui o chatbot também é necessário - especialmente porque as perguntas costumam ser recorrentes.
Os bots estão sempre prontos para fornecer informações a qualquer momento, sejam elas relacionadas ao pagamento de benefícios, férias, regras de plano de saúde, banco de horas e muito mais. E o melhor é que as respostas são dadas com muito mais agilidade, a qualquer hora do dia. Como benefício está o fato de que o trabalhador não se sente incomodado por contatar o departamento para falar sobre tais assuntos, já que a máquina responde a demanda com neutralidade.
A funcionalidade de um chatbot vai muito além do recrutamento e seleção de novos talentos, afinal, é preciso retê-los. E para isso é preciso trabalhar a satisfação da equipe.
O chatbot pode ser programado para atuar como assistente em pesquisas de satisfação e para receber formulários de feedback dos funcionários. Além disso, é uma poderosa ferramenta tecnológica para dar suporte ao RH, como um canal de comunicação oficial do departamento, tanto para enviar mensagens, quanto para recebê-las.
Um chatbot pode trazer mais eficiência e economia para o RH de diversas formas. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar seu departamento de Recursos Humanos? Fale com a NeoCognitiva e conheça os benefícios do chatbot para RH agora!