BPM Gerenciamento de Processos - NeoCognitiva

BPM Gerenciamento de Processos

HomeSoluçõesBPM Gerenciamento de Processos

O mundo corporativo atual é repleto de siglas: CEO, TI, KPIs, PDCA e também BPM. Apesar de inúmeras, é importante conhecer algumas delas para tornar o seu negócio mais eficiente e competitivo.

BPM vem do inglês Business Process Management, que traduzido significa Gerenciamento de Processos de Negócio – uma forma moderna e eficiente de ter controle sobre todos os seus processos internos, permitindo entender melhor a realidade do seu negócio e embasar as suas tomadas de decisão.

Quer saber mais sobre o gerenciamento de processos (BPM) e como ele pode ajudar a tornar a sua empresa muito mais eficiente e produtiva? Continue a leitura!

O que é Gerenciamento de Processos (BPM)?

Gerenciamento de Processos, ou BPM, é uma abordagem de gerenciamento adaptável, que busca sistematizar os processos organizacionais, tornando-os mais simples e ágeis, reduzindo a burocracia e aumentando o controle sobre cada uma das etapas.

Está difícil entender? Pense que todos os negócios, independente do tamanho ou do segmento, são compostos de processos. Quando você entra em uma loja para comprar um celular, por exemplo, tanto o lojista, como a empresa fabricante do celular possuem processos definidos que permitem que você tenha acesso aquele bem.

Na loja, você pode ter sido atendido pelo vendedor, visto alguns produtos (e até experimentado alguns deles), tomado sua decisão, encaminhado ao caixa, oferecido seus dados, finalizado a compra e recebido o produto.

Parece algo simples, mas todo esse processo deve ser planejado e controlado pelo gestor do estabelecimento para que seja feito de forma eficiente, facilitando para que você realize a sua compra, e ainda para que exista controle sobre o tempo estimado, as técnicas de vendas, os produtos ofertados, os dados retidos dos consumidores para campanhas de marketing de relacionamento, e muitos outros.

Em todos os negócios, os processos são essenciais para que o produto ou serviço final seja ofertado da melhor maneira possível aos clientes, com redução de custos e eficiência. Por isso, entender como esses processos funcionam no seu negócio e ter controle sobre cada uma das suas etapas é tão importante.

Se, ao invés de comprar o celular na nossa loja fictícia, você tivesse abandonado o processo no meio, seria essencial que o gestor do estabelecimento soubesse exatamente o que causou essa “falha”, identificando, por exemplo, demora no atendimento, preços fora do valor de mercado, condições de pagamento não atrativas ou até mesmo abordagem ineficiente pelas suas equipes de vendas. Ter esse controle do que aconteceu de errado é essencial para que essa situação seja corrigida e não volte a ocorrer, melhorando a competitividade do seu negócio.

Uma solução de BPM ajuda justamente nesse sentido, ao oferecer soluções específicas para o seu negócio, que visem controlar todos os processos internos, melhorando a comunicação entre os setores e oferecendo dados precisos aos gestores.

Isso faz com que, através dessas informações, os erros possam ser sanados, os processos melhorados e os negócios se tornem mais eficientes, assertivos e capazes de mudanças que realmente tragam resultados.

Será que o meu negócio precisa de uma solução de gerenciamento de processos?

Apesar de todas as empresas contarem com processos internos, nem todas entendem a importância de controlar os mesmos.

Existem alguns sinais e indícios que mostram que, talvez, esteja na hora de você rever os seus conceitos e investir em uma solução de BPM, como:

  • perda de produtividade;
  • dificuldade de comunicação entre os setores;
  • falta de integração entre as equipes;
  • necessidade de inovação;
  • perda de competitividade diante da concorrência;
  • dificuldade na tomada de decisão;
  • falta de dados precisos sobre os seus processos, como tempo de realização de tarefas, hierarquização das demandas, identificação de qual ponto do processo determinada ação se encontra, entre outros;
  • falta de controle sobre o que a sua empresa está produzindo, e de qual forma;
  • perda de prazos de entrega;
  • má qualidade final no produto ou serviço;
  • reclamações dos consumidores.

É claro que a sua empresa pode não estar sofrendo com todas essas questões ao mesmo tempo, mas se você tem notado dificuldade em entender e controlar o que está sendo produzido e de qual forma, então esse já é um sinal claro de que você precisa de uma solução BPM.

Quais as vantagens que uma solução BPM pode trazer a minha empresa?

Após ler todas essas explicações, muito provavelmente você já deve ter identificado algumas vantagens óbvias de contar com uma solução BPM em seu negócio, não é? Veja em detalhes:

Transparência nos processos

Com uma solução BPM todos os processos do seu negócio serão visíveis aos seus funcionários, isso significa maior facilidade de padronização, afinal todos os setores entenderão de que forma os serviços são realizados.

Além disso, com a transparência é possível entender e diagnosticar os principais “gargalos” que estão tornando a sua empresa menos eficiente, como dificuldades para cumprir prazos, demora de entrega ou queda de qualidade – ajudando a tomar medidas que evitem esses problemas.

Aumento da produtividade

Muitas das tarefas realizadas dentro de uma empresa são rotineiras e acabam nem sendo pensadas adequadamente. Essa falta de cuidado com as “tarefas menores” pode significar custos altos ou lentidão que impactam negativamente na sua cadeia produtiva.

Ao entender e analisar todos os seus processos internos (até mesmo aquelas questões mais rotineiras) fica mais fácil detectar quais estão tomando mais tempo do que deveria e pensar em soluções para torná-las mais eficientes, aumentando a sua produtividade e a eficiência dos seus times.

Além disso, com uma solução BPM você pode eliminar os processos redundantes, como geração de relatórios, por exemplo, já que todas as tarefas são transparentes e os dados são atualizados automaticamente.

Redução dos custos

Tornar um negócio mais eficiente e competitivo, claro, está atrelado a uma redução dos custos, otimizando a vida financeira da sua empresa.

Um sistema BPM torna bem claro o fluxo de caixa de uma empresa, dando maior embasamento para que os gestores possam entender a sua realidade e quais os pontos mais importantes para investirem seu dinheiro.

Embora em um primeiro momento, contar com essa solução pareça mais caro, em longo prazo a economia e os benefícios trazidos ajudarão a otimizar sua vida financeira, aumentar sua margem de lucro e tornar o seu negócio bem mais competitivo.

Automação de tarefas

Muitas das tarefas do dia a dia das empresas são maçantes e levam mais tempo do que o necessário. Com um sistema BPM você poderá automatizar muitas dessas tarefas que poderão ser repetidas com pouca ou nenhuma modificação em suas variáveis, ganhando mais horas livres e disponibilizando seus colaboradores para a realização de outras tarefas que sejam mais vitais a sua empresa.

Evolução constante

Tendo uma visão muito mais ampla e precisa sobre o seu negócio, é mais fácil evitar que falhas e desvios aconteçam, aumentando a sua produtividade, reduzindo os seus custos e tornando os seus processos muito mais eficientes.

Isso também permite pensar em formas inovadoras ou diferenciadas para realizar determinadas ações, o que torna mais simples a evolução do seu negócio.

Como escolher a melhor solução de gerenciamento de processos para a minha empresa?

Depois de analisar todas essas informações e vantagens, você acredita que uma solução de gerenciamento de processos seja o mais indicado para a sua realidade?

Pois saiba que, para que você consiga ter os resultados esperados, é muito importante que todos os colaboradores e gestores estejam a fim de realizar essas modificações, pois sem a participação total é muito difícil que a solução BPM realmente funcione.

Além disso, é importante buscar por empresas parceiras que tenham experiência e expertise no ramo, oferecendo uma análise completa sobre a sua realidade e que realmente esteja de acordo com as suas necessidades, sendo a solução desenhada sob medida para a sua empresa.

Quer tornar o gerenciamento de processos uma realidade no seu negócio? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra as vantagens exclusivas que oferecemos!