Aplicativos - NeoCognitiva

Aplicativos

HomeSoluçõesAplicativos

Os aplicativos são uma tendência mundial. É impossível que você não tenha nenhum app instalado no seu celular, seja lhe ajudando com alguma demanda específica, ou seja até mesmo facilitando as suas compras na sua empresa favorita.

A verdade é que os aplicativos corporativos têm sido lançados sistematicamente como ações de marketing importantes na fidelização dos clientes e até mesmo como soluções para auxiliarem no dia a dia das empresas e na gestão dos negócios.

Quer saber mais sobre os aplicativos corporativos e descobrir como essa tecnologia pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura!

Por que investir em um aplicativo próprio pode ser uma boa solução para o meu negócio?

De acordo com uma pesquisa feita pela revista Exame, o Brasil é o 6º país que mais usa smartphone no mundo. A revista ainda aponta que 41% dos brasileiros que possuem smartphones já realizaram compras pelo aparelho. Em 2015, 20% das pessoas que tinham um smartphone também possuíam um aplicativo pago e 45% realizavam compras via esse aplicativo.

Esses números são impressionantes e podem animar muitos gestores. Porém, é muito importante que o desenvolvimento e a criação do aplicativo corporativo sejam muito bem pensadas e planejadas, evitando criar um app só para “estar na moda” – comunicando de forma errada a sua imagem e até mesmo prejudicando a sua empresa.

O ideal é pensar em formas de usar essa ferramenta para aproximar o cliente da sua marca, se transformando em um canal direto de comunicação, agregando inúmeras funcionalidades, como notificações push (que permitem o envio de promoções e informações aos seus clientes) e notificações baseadas na localização do usuário dentro da sua loja física.

Outra opção que tem sido muito usada é agregar o aplicativo ao programa de fidelidade, oferecendo descontos e vantagens para os clientes que baixam e usam o app. Mas, não é só isso.

Muitos aplicativos também têm sido desenvolvidos com funções distintas do marketing, sendo usados para melhorarem a produtividade dos colaboradores. São soluções que integram os sistemas corporativos, permitindo que os gestores e funcionários tenham acessos a dados e relatórios importantes para o seu dia a dia totalmente via mobile.

Como você pode ver, os aplicativos corporativos podem ter inúmeras funções e objetivos ajudando o seu negócio a:

  • Aproximar-se dos seus clientes;
  • Aumentar a fidelização da sua marca;
  • Comunicar-se melhor com seus públicos de interesse;
  • Modificar a interação com a sua marca;
  • Aumentar o tráfego do seu site e de outras plataformas, como o e-commerce;
  • Melhorar a sua gestão e aumentar a sua produtividade.

De quais formas as empresas estão utilizando os aplicativos corporativos?

Como dissemos, muitas empresas têm feito uso dos aplicativos corporativos, resolvendo demandas internas e externas. Veja algumas soluções muito interessantes em diferentes setores.

Bares e restaurantes

Para esse setor, o uso dos aplicativos corporativos pode ser muito variado. É possível, por exemplo, criar um sistema online de reservas, no qual os clientes podem visualizar as mesas disponíveis, selecionar a que deseja e realizar a reserva para o dia e horário desejado.

Você ainda poderá incluir um menu interativo, mostrando as opções para o dia em questão e as promoções exclusivas para quem usa o aplicativo, além de estatísticas dos pratos mais pedidos, permitindo que o seu cliente faça o pedido diretamente via smartphone.

Outra opção é o uso dos aplicativos para sistemas de entregas. Pelo app, o cliente poderá selecionar o seu pedido, realizar o pagamento e inserir o endereço de entrega, tudo de maneira rápida e fácil.

Varejistas e e-commerce

Existem inúmeras possibilidades de uso de aplicativos dentro desse setor. É possível, por exemplo, permitir que o seu cliente avalie determinados produtos, adicione os itens ao seu carrinho de compras e escolha a forma mais adequada de pagamento.

Você poderá enviar promoções e descontos especiais para quem realiza a compra diretamente pelo aplicativo, além de oferecer outras funcionalidades que tornem as compras dos seus clientes mais simplificadas.

Prestadores de serviços

Se você é prestador de serviço, os aplicativos podem ajudar a aproximar seus clientes da sua marca. É possível, por exemplo, disponibilizar uma cartilha com todos os serviços que você oferece, uma agenda com os horários disponíveis, pacote de preços e descontos especiais para os usuários do app e até mesmo possibilitar que o cliente agende uma visita – acompanhando a hora certa em que as suas equipes chegarão até o local.

Aplicativos de gestão

Além das possibilidades infinitas de uso dos aplicativos corporativos para o marketing, também é possível usá-los de maneira a melhorar a gestão do seu negócio. Aqui, também existem várias soluções de acordo com as suas necessidades.

Se você sente que é difícil, por exemplo, controlar o tempo gasto pelos seus funcionários e equipes externas para determinadas atividades, através de um aplicativo ficará mais simples realizar essa comunicação remota, incluindo dados sobre as tarefas executadas e obtendo relatórios precisos sobre o tempo estimado para que cada atividade seja finalizada.

Outra possibilidade é integrar as impressoras e o seu parque de impressões a aplicativos. Assim, toda vez que algum funcionário precisar imprimir um documento do seu smartphone ou tablet é só acessar a impressora via mobile – e você ainda poderá ter relatórios precisos sobre o número de impressões realizadas, o estado das impressoras e muitas outras funções.

Quais as vantagens do uso dos aplicativos por empresas?

Já deu para notar que as possibilidades de uso dos aplicativos são imensas, não é mesmo? E é justamente essa possibilidade ampla de uso que torna os aplicativos itens tão vantajosos para os negócios.

Com eles, você terá:

  • Maior possibilidade de personalização, criando soluções específicas para as demandas variadas que o seu negócio possui;
  • Possibilidade de fidelização da sua clientela;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora na comunicação com seus públicos de interesse;
  • Atendimento e soluções customizadas para seus clientes, melhorando a experiência com a sua marca;
  • Diferenciação da sua marca no mercado;
  • Melhor controle dos seus processos internos;
  • Facilidade de uso e controle da gestão via mobile;
  • Integração de setores.

Se você acredita que os aplicativos podem ser uma solução interessante para o seu negócio, lembre-se que é muito importante encontrar uma empresa desenvolvedora que tenha expertise e experiência de mercado, sendo capaz de analisar a sua realidade e de propor soluções que sejam realmente eficientes para a sua realidade.

Quer contar com um aplicativo corporativo para o seu negócio? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como a Neocognitiva pode lhe ajudar!